domingo, 3 de junho de 2012

ECONOMIA. Passaporte verde


ECONOMIA


Passaporte Verde
Por Gracielle Negreiros


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), juntamente com o Governo brasileiro, lançou o programa “passaporte verde”, que é uma campanha mundial para conscientizar os turistas sobre a proteção do meio ambiente. A Campanha Passaporte Verde visa estimular o turista a adotar um comportamento de consumo responsável, e assim dar a sua contribuição para a conservação da natureza e a valorização da cultura dos destinos visitados, tornando a viagem mais prazerosa e recompensadora tanto para o turista quanto para a comunidade visitada.
A iniciativa começará com um projeto piloto em Paraty, litoral do Estado do Rio de Janeiro, onde serão promovidas políticas sustentáveis na gastronomia, por exemplo. Como um destino de referência para o turismo sustentável por meio das ações de divulgação da campanha e das ações conjuntas entre os Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente.
Durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que será realizada neste mês no Rio de Janeiro, os turistas receberão nos aeroportos informações sobre políticas de consumo sustentável para estimulá-los a respeitar a natureza, as tradições e os valores socioculturais.
Brasil recebe anualmente 5,5 milhões de turistas estrangeiros que provocam impactos ambientais sobre os serviços e os recursos naturais, por isso o incentivo para que optem por um consumo de baixo impacto. O Governo calcula que o número de turistas estrangeiros aumentará para 7,2 milhões anuais nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário