quarta-feira, 9 de maio de 2012

EDITORIAL. A importância da sustentabilidade


EDITORIAL
A importância da sustentabilidade
Por Marlon Fonseca




            Desde os primórdios a humanidade utiliza-se dos recursos do planeta para se desenvolver. Chegamos a um estágio delicado onde esta utilização começou a afetar diretamente o bem-estar do planeta. Diante desta situação, a expressão sustentabilidade vem sendo cada vez mais utilizada. Mas do que ela se trata?

            Sustentabilidade advém do termo Desenvolvimento Sustentável, que prega que com esta utilização dos recursos naturais do planeta seja feita paralelamente a reposição destes recursos. E não só isso. Deve-se, também, trabalhar para que se evite o desgaste do planeta com o uso excessivo e nocivo de certas substâncias. Outrossim, apregoa a importância da reutilização e da reciclagem como forma de evitar este desgaste.

            O ser humano deve, portanto, e mais do que nunca, entender que o desenvolvimento e progresso de sua sociedade têm que vir casado com a mantença de seu planeta. Afinal de contas se a Terra sofre o Homem também.

            Assim, vamos todos nos conscientizar e buscar sempre atenuar os malefícios que o nosso desenvolvimento vem causando ao nosso planeta. Tem coisas que podem ser feitas por cada um de nós, como a separação dos lixos, a luta pelo não desperdício dos recursos naturais e a cobrança para que os governantes e empresários façam o mesmo.

            Isso tudo parece uma grande pieguice? Não. É preocupação com os rumos da nossa maior casa e com o futuro das próximas gerações. É a sustentabilidade como lema e objetivo.



2 comentários:

  1. É uma pena que o capital investido em material bélico não é direcionado para opções de energia renovável. A humanidade está na direção certa, falta começar a caminhar agora. ;)

    ResponderExcluir
  2. Vivemos tempos de conscientização.
    Vivemos todos preocupados com o planeta.
    Vivemos com a certeza de que precisamos preservar para ter futuro.
    Nossas crianças começam a ser educadas para uso consciente dos bens naturais. A água não deve ser desperdiçada. A energia elétrica deveria ser utilizada com racionalidade. Alimentos consumidos com base na necessidade individual. Papeis, lápis, materiais escolares sempre bem aproveitados. No dia a dia está à base da preservação.
    Fenômenos naturais têm acontecido com freqüência assustando as populações. As catástrofes climáticas devem estar ligadas a práticas impróprias no uso da terra e do solo. As queimadas, os desmatamentos desordenados, as improvisações nas construções de barragens e nas grandes obras de engenharia estão entre os eventos geradores de desconfiança mundial.
    No passado não existiam estudos que correlacionassem efeitos naturais a atitudes humanas. Hoje existe rotineiramente controle de impacto ambiental em cada atividade de uso do meio ambiente. Felizmente leis internacionais começam a valer e são divulgadas maciçamente visando proteger o planeta.
    Precisamos avançar na implantação de medidas de proteção.
    Precisamos buscar fontes de energia renováveis.
    Precisamos promover ações mundiais de sustentabilidade.
    Ter legislação em todos os níveis municipal, estadual e federal, compatíveis é o primeiro passo. A punição pelos atos danosos deve ser imediata e dura. A ação de fiscalização deve envolver a população e as denuncias devem ser apuradas de forma rápida para evitar maiores danos.
    Investimentos em aproveitamento da energia de fonte natural e renovável parece ser o caminho. A captação dos ventos, eólica, a solar, a dos movimentos das marés, as magnéticas entre outras tem demonstrado avanço para consumo humano. O esgotamento das reservas de petróleo tem sido o motivo por ser energia não renovável.
    O mundo, planeta Terra, vive dependente de conservação. O mundo habitado por nós tem sido agredido por séculos e agora precisa de cuidados imediatos. O mundo de todos nós deve ser visto como um único ambiente saudável e eterno.

    ResponderExcluir