sábado, 26 de maio de 2012

MEIO AMBIENTE. Biodiversidade ameaçada


Meio Ambiente
Biodiversidade ameaçada

Por Gracielle Negreiros


Uma imagem infelizmente cada vez mais rara
          O aquecimento global está alternado o habitat natural de diversas espécies. Pesquisadores americanos concluíram que os mais prejudicados serão os mamíferos e as aves tropicais.

          Cerca de 9% das espécies de mamíferos podem não conseguir se deslocar para habitats seguros em reação às mudanças climáticas. As espécies se deslocam lentamente, uma vez a cada geração e há outro fator, como no caso dos macacos que demoram para amadurecer sexualmente o que pode diminuir ainda mais sua população, 75% dos primatas devem ter seu território reduzido em decorrência das mudanças climáticas.
          Estima-se a extinção 10% a 14% das aves tropicais, excluindo as espécies migratórias. O aumento de eventos climáticos extremos como secas, tempestades e a intensidades de furacões, podem prejudicar a capacidade das aves encontrar alimentos durante a estação da reprodução. A Amazónia sofreu duas secas recordes nos últimos sete anos, o que causou alarde sobre a flexibilidade do ecossistema frente às mudanças climáticas. Doenças e o aumento do nível do mar também representa um problema para as aves.   

           Mesmo que o aquecimento possa beneficiar algumas poucas espécies como o tucano de peito amarelo, o resultado final será uma perda significativa da biodiversidade. Áreas protegidas devem ser criadas ou expandidas e se necessário a transferência de algumas espécies, além de medidas eficazes para ameniza os efeitos do aquecimento global.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário