terça-feira, 29 de maio de 2012

MEIO AMBIENTE. Uma visão sobre o lixo


MEIO AMBIENTE
Uma visão sobre o lixo
Por Dandara Francisco.




LIXO
A melhoria do poder de compra de uma considerável parcela da população nos últimos anos ajuda a entender o crescimento da produção de lixo no País. Em 2010, foi produzida uma média diária de 195 mil toneladas de resíduos sólidos contra 183 mil toneladas em 2009.
A produção média de lixo por habitante é de 378 kg/ano ou pouco, mas de 1 kg/dia. São Paulo continua sendo o estado recordista, respondendo por cerca de 60 mil toneladas diárias ou, aproximadamente, 28.5% do lixo produzido no Brasil.
É difícil estabelecer com precisão a produção mundial de lixo diante das grandes diferenças observadas nesse padrão. Contudo, considerando uma população mundial de cerca de 7 bilhões de pessoas e um padrão de produção de apenas 0.5kg/habitante-dia , chegaríamos à massa diária de 3.5 milhões de toneladas de lixo.


LIXÕES

Os lixões geralmente são criados sem que haja qualquer preocupação com a redução do impacto que sua existência representa para o entorno ou para o ambiente. Os lixões são fontes de contaminação do ar, do solo e dos lençóis freáticos, alem de aumentarem o risco de propagação de doenças entre animais, catadores e população em geral.
Estima-se que cerca de 60% dos municípios brasileiros não têm destinação adequada para resíduos coletados, direcionando-os na maioria das vezes para esses lixões. Essa situação, no entanto, parece próxima de uma mudança significativa, uma vez que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010) estabelece o fim dos lixões até 2014.


Tipos de aterro
Aterro controlado – espécie de lixão “sofisticado” , considerado intermediário entre lixão e o aterro sanitário, o mais comum é cobrir os resíduos diariamente com terra, grama, serragem ou outro material e também fazer captação de gases e chorume ( liquido escuro e tóxico resultante da decomposição do lixo) para reduzir a contaminação do solo e da água.
Aterro sanitário: procura reduzir o volume dos resíduos fazendo com que sejam confinados no menor espaço possível; o solo é totalmente impermeabilizado, e o controle é rigoroso  quando se refere ao chorume e aos gases produzidos durante a decomposição do lixo.
Aterro sanitário energético: os mais modernos dos aterros coletam o metano produzido durante a decomposição da matéria orgânica; além disso, tratam o chorume em câmaras, onde, por decomposição há incremento da produção de metano. O metano queimado libera energia térmica.

Compostagem
Destinada ao processamento da matéria orgânica presente no lixo. Pressupõe que haja uma prévia separação de materiais recicláveis ( vidros, metais, papeis e plásticos) não devem compor os resíduos  destinados à usina de compostagem .
Após o processo de decomposição da matéria orgânica, forma-se uma espécie de biofertilizante frequentemente utilizado por agricultores.



Os três Rs
A política do três Rs tem sido considerada uma espécie de bandeira ambientalistas, que vêem nesse procedimento a forma mais eficiente de equacionar o problema da destinação do lixo.
Reutilizar - o reuso consiste no aproveitamento por outra pessoa daquilo que não é mais útil para alguém. Ou seja, em vez de descartar, doam-se roupas, móveis objetos para outras pessoas.
Reciclar - reintroduzir matérias ou utensílios na linha de produção, como intuito de produzir novos materiais. O exemplo mais popular é a reciclagem de latinhas de alumínio.
Reduzir – em ambientes tanto domésticos como empresariais, a reeducação ambiental tem atingido bons resultados. Medidas pontuais, como substituição das sacolas plásticas por sacolas retornáveis.






6 comentários:

  1. Realmente, é uma situação complicada para se pensar, pra onde vai tanto lixo, com o fim dos lixões em 2014? Se hoje a maioria das pessoas sabem, que devem reaproveitar, reciclar, mas mesmo assim o descaso com o lixo ainda é muito grande.

    Dandara Francisco

    ResponderExcluir
  2. Dandara, curti muito a matéria, mas creio que você pode aprofundar este tema falando das pessoas que dependem do lixão pra viver. Já pensou nisso?

    Não existe desenvolvimento sustentável sem o desenvolvimento social!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronald, adorei a sugestão para uma próxima matéria; Aí redatores, um novo assunto, p/ elaborar matéria! Que bom que você gostou da matéria; Aqui no nosso blog, temos muitas matérias mega interessantes feitas, pelos meus colegas!
      Esteje sempre por aqui..
      beijos
      Dandara Francisco

      Excluir
  3. Pois é, essa "geração" do lixo está crescendo mais do que a população e a reciclagem. É vergonhosa a questão do tratamento do lixo no nosso país.
    Basta destinar plásticos, metais, vidros e papéis e nossa parte já terá sido feita. Isso é pouco, gente, muito pouco! Se a situação continuar assim como está, com esse descaso, nossos sistemas de gestão de resíduos entrarão em colapso, infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. P.S.: Tá muito bom esse blog, Dandara! *-*

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de parabenizar a Dandara não somente pelo texto e tema mas por ter trazido muita gente para o nosso blog.

    Sejam todos bem vindos novos leitores!

    ResponderExcluir